Festival de Verão
Com viés sustentável, exposição de presépios de Natal começa nesta terça

JORNAL O IMPACTO

A Associação Comercial (Acimm) e o Museu de Arte de Mogi Mirim (Mamm) anunciam a abertura de uma exposição de presépios a partir desta terça-feira (2), no hall de entrada da sede da Acimm, na Avenida Luiz Gonzaga de Amoedo Campos, 500.

A mostra exibirá 13 peças do acervo do Mamm, com a abertura oficial ocorrendo no dia seguinte, quarta-feira (3), a partir das 19h30, para autoridades e convidados.

Os preparativos para colocar a exposição em prática, em andamento desde agosto, envolveram os responsáveis pelo Mamm, Valter José Polettini e Sidnei Cirilo de Oliveira Sá, e o presidente da Acimm, Nelson Theodoro Junior. O dirigente da associação afirmou que a escolha das peças e os critérios da exposição ficaram a cargo exclusivo dos curadores do museu, cabendo à Acimm a montagem das bancadas, a divulgação do evento e a segurança do acervo.

Sidnei Sá comentou que o acervo do Mamm possui cerca de 500 presépios, adquiridos ao longo de anos em diversos estados brasileiros junto a artistas famosos e anônimos, além de peças obtidas no exterior. Polettini contou que, ao idealizar uma exposição que fosse além da contemplação de peças originais, pensou em relacioná-la às ações de sustentabilidade, optando por selecionar presépios confeccionados com materiais recicláveis ou usados em produtos artesanais.

Dos 13 conjuntos escolhidos, dois são do exterior (um do México e outro de Portugal), enquanto outros são de diversos estados e pelo menos um de um autor mogimiriano, o artista Antônio Francatto. Os materiais utilizados nas peças incluem tecido, palha, cerâmica, isopor, estopa, empapelamento e cabaça, fruto de uma planta semelhante à abóbora, usada em algumas regiões do Brasil para fabricar utensílios.
Expor presépios não é uma novidade para Valter Polettini.

Ele revelou que já exibiu parte de seu acervo, antes da criação do Mamm, em cidades como Caraguatatuba, Campinas, Socorro e Monte Alegre do Sul. Mas esta será sua primeira exposição oficial em sua cidade natal. “Sempre tive um carinho muito grande pelos presépios e em minhas andanças pelo mundo acabei construindo uma coleção expressiva”, disse.

Ele e Sidnei Cirilo observaram que a mostra ocorre em um momento especial, quando o Mamm está prestes a completar dois anos de funcionamento, em 16 de dezembro, funcionando como um elemento de popularização do museu e atraindo visitantes da região. Theodoro Junior explicou que esse é um dos objetivos da mostra, criando sinergia com outras iniciativas para tornar o final de ano mais atrativo e potencializar as vendas natalinas. “Estamos investindo na criação de um ambiente festivo para atrair o público local e de cidades vizinhas. Nesse sentido, a mostra de presépios é um elemento fantástico”, ponderou.

Tagged: