Com presença do governador, Castertech inaugura unidade em Mogi Guaçu
A Randoncorp inaugurou as operações da Castertech Fundição e Tecnologia em Mogi Guaçu, na quarta-feira (27). A nova unidade da empresa fica localizada na Rodovia SP-340, em parque fabril de 240 mil m², que, futuramente, poderá reunir também outras iniciativas da companhia.
A Castertech unidade Mogi Guaçu conta com uma estrutura construída de 10 mil m² e um processo de fabricação altamente automatizado, com destaque para a conectividade e capacidade de fundição de mais de 22 mil toneladas ao ano e fabricação de mais de 350 mil unidades anuais de tambores de freio.
A operação paulista será a sexta unidade da Castertech, que já possui unidades em Caxias do Sul (RS), Schroeder (SC) e Indaiatuba. Com a nova unidade, a empresa alcança capacidade anual de produzir 105 mil toneladas de peças fundidas e usinadas.
Participaram da cerimônia de inauguração o governador Tarcísio de Freitas, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, o deputado Barros Munhoz, o prefeito em exercício de Mogi Guaçu, Major Marcos Tuckumantel, além de executivos da empresa e outras autoridades locais.
“Orgulho muito grande em saber que o Grupo Randoncorp tem se expandido não somente pelo nosso Estado, mas também pelo país e pelo mundo tornando-se referência. Temos que celebrar a inauguração de uma escola, que acabamos de inaugurar, e o início das operações da Castertech. Nosso papel, como Estado, é o de facilitar o esforço de quem quer empreender”, comentou o governador que havia acabado de inaugurar o prédio de uma escola em Martinho Prado Júnior.
“Faz parte da missão da Randoncorp contribuir para o desenvolvimento das comunidades em que atua, por isso ficamos satisfeitos em ampliar as operações da Castertech para Mogi Guaçu, em uma região logisticamente estratégica e importante para o nosso negócio, onde poderemos ampliar nossa capacidade de produção, contribuindo significativamente para o desenvolvimento futuro de nossa empresa, além de impactar positivamente também no desenvolvimento local, com a geração de novas oportunidades de trabalho e movimentação econômica”, destaca o diretor da Castertech, Leandro Correa.
O complexo fabril de Mogi Guaçu foi adquirido em novembro de 2022 por meio de leilão das instalações industriais da Fundição Balancins. O investimento inicial foi de cerca de R$ 130 milhões. Seguindo o modelo da companhia, a unidade da Castertech em Mogi Guaçu terá destaque para o desenvolvimento de novas tecnologias de ligas fundidas por meio de nanopartículas de nióbio. A planta, modelo em conectividade, utiliza IA (Inteligência Artificial) para otimização de resultados, aumentando em até 20% a produtividade da unidade e em até 70% a otimização do tempo de programação, além de contar práticas limpas e sustentáveis nos seus processos de fundição, como reutilização da areia e controle máximo na liberação de poluentes.
“O que testemunhamos aqui hoje, pessoal, é seguramente a concretização da mais importante notícia para o setor produtivo de Mogi Guaçu nas últimas décadas. A instalação da primeira de duas empresas de uma das mais sólidas e promissoras multinacionais brasileiras, com grandes perspectivas de geração de emprego, renda ao trabalhador e desenvolvimento ao nosso município”, comentou o prefeito em exercício, Major Marcos Tuckumantel.
“Fortalecemos nossa estratégia de crescimento sustentável com mais esse movimento de expansão de operações, incorporando uma unidade fabril, estrategicamente localizada, que amplia ainda mais nossa capacidade instalada, abrindo ainda mais possibilidades no mercado nacional e internacional, com forte investimento em novas tecnologias de produtos”, complementa o vice-presidente executivo América do Sul e COO Vertical Autopeças da Randoncorp, Ricardo Escoboza.
Além da Castertech, o parque fabril da empresa também será sede da unidade da Suspensys, empresa gigante do setor automotivo, que também pertence ao grupo Randoncorp. A previsão é de que a unidade entre em operação no primeiro trimestre de 2025.
Fotos: Silveira Jr./O IMPACTO