Colisões com postes crescem 30% em Mogi Mirim e Mogi Guaçu, segundo Elektro

A Neoenergia Elektro, concessionária presente em diversas cidades do interior paulista, registrou 1.531 ocorrências envolvendo colisões de veículos com postes entre janeiro e agosto de 2025. Somente em Mogi Mirim e Mogi Guaçu, foram 56 casos, número 30% maior em comparação ao mesmo período do ano passado, afetando o fornecimento de energia para 13 mil clientes nos dois municípios.
Apesar de apenas 20% dos incidentes terem causado interrupções no serviço, graças às tecnologias de recomposição automática e isolamento de trechos da rede, os riscos à vida permanecem altos. “Mais do que o impacto no fornecimento de energia, esses acidentes representam um risco direto à vida das pessoas envolvidas e das que circulam pelo local. É fundamental reforçar o respeito às leis de trânsito como medidas essenciais para reduzir esse tipo de ocorrência”, alerta Guilherme Mafra, gerente de saúde e segurança da Neoenergia Elektro.
No último domingo (7), um acidente em Belo Horizonte (MG) evidenciou os perigos desse tipo de colisão. Uma jovem de 22 anos morreu após o carro em que estava atingir um poste de sinalização. Ao deixar o veículo, a estudante de jornalismo sofreu uma descarga elétrica provocada por fios soltos e não resistiu.
A concessionária reforça que, em situações de colisão com postes, especialmente quando há rompimento de cabos, medidas de segurança devem ser seguidas. O mais seguro é permanecer dentro do veículo caso haja fios caídos sobre ou próximos dele, evitando contato com partes metálicas. O acionamento imediato dos serviços de emergência é fundamental: Neoenergia Elektro pelo 0800 701 01 02 e Corpo de Bombeiros pelo 193. Pessoas fora do veículo devem manter distância mínima de 10 metros, evitar contato com cabos e orientar outros a se afastarem até a chegada das equipes capacitadas.