Festival de Verão
Clima quente e chuvas aumentam o aparecimento de escorpiões

A Secretaria de Saúde de Mogi Mirim, seguindo orientações da Secretaria de Estado da Saúde, alerta a população para o aumento do risco de acidentes com escorpiões nesta época do ano. Segundo técnicos da Vigilância em Saúde (VS), entre setembro e março o estado de São Paulo registra elevação significativa no número de casos de picadas desses aracnídeos.

De janeiro até agora, foram contabilizadas 138 notificações em Mogi Mirim, a maior parte na zona urbana, enquanto na zona rural houve apenas 13 registros. A gerente da VS, a médica veterinária Vivian Delalibera Custódio, destaca outro dado relevante: apenas 2,9% das vítimas necessitaram utilizar o soro antiescorpiônico, atualmente disponível somente no Pronto-Socorro Central da Santa Casa. O antídoto deve ser administrado até 1h30 após o acidente.

Vivian explica que o calor e o aumento da umidade, especialmente devido às chuvas, favorecem o aparecimento dos escorpiões, que procuram locais mais secos. Para prevenir a presença deles, ela recomenda que os moradores mantenham os quintais limpos e livres de entulhos.

“Também é importante tapar frestas e ralos”, acrescenta. A eliminação de baratas, principal fonte de alimento dos escorpiões, é outra medida que reduz o risco de infestação. Em caso de acidente escorpiônico, a vítima deve ser levada imediatamente ao Pronto-Socorro Central, sendo que as picadas são mais graves em crianças e idosos.

Tagged: