Centenário da Igreja do Salto, em Itapira, será comemorado com evento cultural e de lazer

A igreja mais famosa de Itapira – e um dos principais símbolos do turismo na cidade – completou 100 anos neste sábado (11). Localizada na Estrada Municipal Luís Cavenaghi, que liga Eleutério a Itapirinha, a Igreja do Salto chama atenção por suas características de ruínas e atrai centenas de visitantes da cidade e da região.

A estrutura integra a Rota 32, um circuito turístico rural que destaca as belezas naturais e a história do município, e também já foi cenário de programas de TV, filmes, documentários e incontáveis ensaios fotográficos. Uma das suas características arquitetônicas, a rosácea, inspirou a marca do Turismo de Itapira.

Para celebrar o centenário, a Prefeitura de Itapira, com o apoio de várias secretarias e órgãos municipais, realizará um evento cultural e de lazer no dia 16 de fevereiro. A programação incluirá caminhada e passeio ciclístico de 12 quilômetros, seguidos de café da manhã, apresentações musicais e praça de alimentação, tudo de forma gratuita. As inscrições para a caminhada e o passeio ciclístico podem ser feitas em formulário on-line (https://forms.gle/dojz5evuWuefyG4F7), e os participantes receberão medalha e certificado digital de participação. A saída será da ponte sobre o Rio do Peixe, no trajeto para o bairro Rio Manso, com acesso pela Rodovia SPI-177/342 Dona Carmem Ruete de Oliveira (antiga Vicinal Itapira x Mogi Guaçu). Haverá equipes de apoio ao longo do percurso.

Em 2021, a Prefeitura de Itapira iniciou a reforma da igreja, começando pela substituição completa do telhado devido a danos estruturais. Posteriormente, em 2023, com financiamento do Município de Interesse Turístico (MIT) do Governo do Estado de São Paulo, foram realizadas obras de revitalização no entorno da igreja, incluindo a construção de um muro de arrimo, instalação de escadas e rampas de acesso, pavimentação com piso intertravado e colocação de bancos de concreto, visando preservar o espaço e oferecer melhores condições de acesso aos visitantes, mantendo as características originais de ruínas, que são o grande atrativo do local.

No ano passado, também com recursos do MIT, a Igreja do Salto foi incluída no projeto de sinalização da Rota 32 e recebeu um totem e uma janela na área externa, valorizando ainda mais o local como point para fotografias.

Tagged: