Paulistão Atacadista
Católicos festejam São Brás nesta terça-feira

JORNAL O IMPACTO

A comunidade católica local participa nesta terça-feira (3) dos festejos dedicados a São Brás, considerado protetor das gargantas. Todas as paróquias da cidade agendaram uma celebração especial, tendo como culminância a bênção das gargantas durante as missas. Segundo a tradição, a bênção é dada com duas velas cruzadas em forma de X.

A maioria das missas nesta terça-feira está agendada para às 19h30, com exceção da Paróquia Santa Cruz, onde a celebração será às 19h. Na comunidade de São Joaquim e Sant’Ana, na zona norte, a bênção será realizada na capela de São Francisco, no Jardim Paulista. Segundo ainda informou a paróquia, serão vendidas velas pelo valor de R$ 3,00 cada.

Já a Paróquia São Benedito, além da missa das 19h30, também promove uma celebração às 15h, na capela de Santa Isabel, localizada na Santa Casa de Misericórdia.

Segundo a crença, São Brás viveu na Armênia, no século 4 e exercia a profissão de médico. Com o passar dos anos, aproximou-se da fé cristã e passou a levar uma vida monástica, fixando-se no Monte Argeu. Sua fama de santidade se espalhou e acabou se tornando bispo. Divergências entre Constantino (Imperador do Ocidente, aquele que legalizou o catolicismo em 313) e seu cunhado Licínio (imperador do Oriente) fizeram com que este último perseguisse os cristãos e Brás foi condenado à decapitação por se recusar em abandonar sua crença.

Ainda segundo a tradição, ao se dirigir para o martírio, uma mãe apresentou-lhe uma criança de colo que estava morrendo engasgada por causa de uma espinha de peixe na garganta. Ele parou, olhou para o céu, orou, e a criança teria expelido a espinha, fato que se espalhou tornando São Brás o “protetor das gargantas”.

Tagged: