Festival de Verão
Cartão-postal de Mogi Mirim, Zerão acumula problemas

JORNAL O IMPACTO
Foto: Flávio Magalhães/O IMPACTO

Considerado um dos mais emblemáticos cartões-postais de Mogi Mirim, o Complexo Esportivo José Geraldo Franco Ortiz, o Zerão, já viveu dias melhores. Com bancos quebrados e iluminação precária em alguns trechos, a situação do espaço tem motivado reclamações de leitores à redação de O IMPACTO de tempos em tempos.

O que mais chama atenção, porém, é a situação do lago, tomado por plantas aquáticas. Há um ano, uma operação de limpeza foi realizada com o apoio da Defesa Civil. Em março, porém, as águas do Zerão já estavam infestadas novamente, conforme publicou O IMPACTO. Entre o final de abril e o início de maio, uma força-tarefa foi mobilizada para a manutenção do Lavapés, incluindo poda de árvores, e mais uma grande quantidade de vegetação foi retirada da água.

Ao que parece, o serviço foi em vão, já que o lago está tomado novamente pelas plantas, conforme registrado pela reportagem nesta semana. Além disso, um dos aeradores do lago não está funcionando. Para O IMPACTO, a Prefeitura justificou que essa vegetação é benéfica para a água, pois ajuda a retirar o excesso de matéria orgânica que é despejada pela chuva. “Por conta disso, elas acabam se proliferando, mas não há a necessidade de retirada de todas”, diz a nota enviada à redação. Ainda assim, será feita uma nova ação de retirada. “Já o aerador está em manutenção e em breve será religado”, promete a Administração Municipal.

As polêmicas cercas que foram instaladas há quase três anos, ao custo aproximado de R$ 500 mil, também sofreram com a ação do tempo e de eventuais vândalos, estando danificadas em alguns pontos ao longo do complexo. A Prefeitura defendeu o equipamento. “A cerca foi instalada com o objetivo de fazer a contenção do acesso de novas capivaras ao Zerão. Desde que foi implantada, se mostrou eficiente e vem cumprindo seu papel”, informou o governo municipal. “Desde a instalação da cerca, se reduziu muito o número de capivaras. Elas saíram e não conseguiram retornar. Hoje são seis animais”, informou. “Há pontos que serão substituídos em razão do projeto da Arena, mas há outros que passarão por manutenção”, garantiu a Prefeitura.

É justamente na construção da Arena Multiuso que reside a expectativa de uma revitalização do Zerão. A gestão atual prevê pistas de caminhada, paisagismo, manutenção de pavimento, troca de bancos e outras obras por todo o complexo, incluindo a região da Quadra Três Marias. Até um novo projeto de iluminação está previsto.

A construção da arena, por sinal, segue avançando. Concluída a terraplanagem, na última semana, as frentes de trabalho se concentraram na instalação das fundações da obra, o que resultarão, ao final, em 125 estacas fixadas no entorno do antigo kartódromo.

Revitalização é articulada junto ao Governo de SP

Durante reunião realizada na manhã de segunda-feira (30) na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, em São Paulo, o vereador Manoel Palomino apresentou a proposta de incluir o Complexo Esportivo José Geraldo Franco Ortiz no caderno de ações do programa Bairro Paulista.

A iniciativa tem potencial para viabilizar investimentos estaduais na revitalização do espaço, por meio de parceria direta entre o Estado e a Prefeitura de Mogi Mirim. A agenda foi articulada pelo presidente do Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), Vinicius Marchese, que tem promovido a aproximação entre a engenharia pública e os programas de desenvolvimento urbano do Governo de São Paulo. Segundo ele, a demanda apresentada pelo vereador é urgente e necessária.

“Esse esforço do Mané é legítimo diante das condições atuais do Lavapés, que precisa de uma ampla revitalização, com novo projeto e planejamento. A Secretaria deu sinal verde, e agora é hora de trabalhar em Mogi Mirim para fazer acontecer”, afirmou Marchese.

A sinalização positiva do secretário estadual Marcelo Branco à proposta abre caminho para o avanço do processo. Agora, o próximo passo é a formalização da adesão da Prefeitura de Mogi Mirim ao programa. Palomino reforçou o compromisso de acompanhar de perto cada etapa da proposta. “Seguiremos firmes, cobrando e acompanhando para que Mogi Mirim não perca essa oportunidade de transformar o Lavapés num espaço digno para a nossa população”.

Tagged: