Avançam as obras para aumentar capacidade do abastecimento de água em Mogi Mirim

O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) de Mogi Mirim avançou mais uma etapa para aumentar a segurança do abastecimento municipal. Na semana passada, foi iniciada a escavação na área do terceiro reservatório de água tratada da ETA (Estação de Tratamento de Água), para interligar a estrutura ao módulo de tratamento e também à rede de distribuição. Com a chegada de todas as peças, a autarquia inicia o último estágio da obra antes de colocar a estrutura em operação. Com isso, a ETA aumenta sua capacidade de armazenamento em mais 5 milhões de litros, totalizando 11 milhões de litros de água tratada só na estação.

Na sexta-feira (22), os servidores iniciaram a implantação da tubulação de saída do reservatório. No total, serão aproximadamente 110 metros de rede com diâmetro de 800 milímetros, sendo 30 metros de rede de alimentação entre o módulo de tratamento e a entrada do reservatório e mais 80 metros para interligar a estrutura à rede de abastecimento municipal. O sistema ainda contará com atuadores eletrônicos, para abertura e fechamento dos registros de forma remota. O cronograma de trabalho prevê que a interligação esteja concluída em até 30 dias.

Atualmente, o sistema de abastecimento municipal tem capacidade de reservação para cerca de 20 milhões de litros de água contra uma demanda de consumo de, em média, 16,5 milhões de litros por dia. O aumento da reservação para 25 milhões, quase 10 milhões a mais do que o consumo atual, segundo a autarquia, traz mais segurança ao município em casos emergenciais, como em época de estiagem, quando o consumo aumenta para quase a capacidade total de produção.

Tagged: