Academia da Saúde já funciona com capacidade máxima, diz Prefeitura
Inaugurada em 1º de outubro, a Academia da Saúde, instalada no complexo do Centro de Especialidades Médicas (CEM), ao lado do Centro de Fisioterapia, tem despertado grande interesse da população, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde de Mogi Mirim.
Muitos usuários do sistema de atenção primária têm procurado informações nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e alguns chegam a reivindicar o direito de frequentar o local. No entanto, o novo serviço, que conta com equipamentos modernos e profissionais qualificados, atende, por enquanto, apenas pacientes encaminhados pelo setor de fisioterapia do CEM.
A médica fisiatra Júlia Assis Cardoso de Sá, uma das idealizadoras da iniciativa, explicou que o principal objetivo da academia é garantir a continuidade dos resultados alcançados na reabilitação fisioterápica, promovendo a recuperação ou a melhora da funcionalidade e assegurando o retorno dos pacientes às atividades diárias.
Segundo Júlia, há planos para ampliar o atendimento futuramente, com a contratação de novos profissionais e a aquisição de mais equipamentos. Para participar das atividades, é necessário ser morador de Mogi Mirim e atender aos critérios de idade: mulheres com mais de 40 anos e homens com 50 anos ou mais. Também é obrigatória a apresentação de uma guia de referência emitida pela fisioterapia do município e de um atestado médico que comprove a aptidão para exercícios físicos, incluindo a realização de um eletrocardiograma.
A prioridade de atendimento será dada a pessoas com doenças crônicas, como hipertensão arterial, diabetes, sobrepeso, obesidade, menopausa, osteopenia, osteoporose, fibromialgia, tendinopatias, artroses e dores musculoesqueléticas crônicas.


