A Comarca será doada ao patrimônio municipal de Mogi Mirim

A marca “A Comarca de Mogi Mirim”, de propriedade do jornalista Ricardo Piccolomini de Azevedo, será doada ao Patrimônio Público Municipal. A decisão foi divulgada pelo próprio jornalista, em suas redes sociais, e ocorre após a interrupção do contrato com a empresa FJA Editora de Jornais, que editou o jornal impresso A Comarca entre setembro de 2019 e abril passado.

A doação inclui o acervo histórico do jornal, isto é, os anuários que reúnem todas as edições do periódico e os arquivos fotográficos. “A doação visa a preservação histórica e tem o objetivo de evitar sua extinção, cabendo ao Poder Público Municipal a decisão de receber a referida doação e adotar o nome A Comarca como Jornal Oficial do Município e, assim, perpetuá-la”, escreveu Azevedo.

A Comarca foi fundada em 5 de julho de 1900, por Francisco Cardona, que permaneceu à frente do jornal até 1926. Depois, e por 90 anos, o periódico permaneceu sob direção da família Piccolomini Azevedo. Os jornalistas Francisco Piccolomini, Arthur de Azevedo e Ricardo Piccolomini de Azevedo se sucederam no comando, até 2016, quando a marca foi negociada com o empresário itapirense Gilmar Bueno de Carvalho Junior, proprietário do jornal A Gazeta, em Itapira. Em 2019, uma nova negociação da marca foi feita, desta vez com o jornalista mogimiriano Flávio Magalhães. O contrato vigeu até o início deste ano.

Tagged: